Índice deste artigo:

 homem-obeso-fritura

O mais recente levantamento sobre obesidade no Brasil, realizado pelo Ministério da Saúde, revelou que a proporção de pessoas acima do peso no país passou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o estudo indicou também que o número de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.

De acordo com o levantamento, os hábitos de vida podem explicar o aumento do número de pessoas com excesso de peso nos últimos anos, mas não devem ser analisados individualmente, como destaca a nutricionista Margareth Xavier. "A obesidade é muito complexa e envolve vários fatores, dentre os quais os psicológicos, sociais e, também os alimentares".

O aumento da porcentagem de pessoas obesas ou com excesso de peso atinge pessoas tanto do sexo masculino como do feminino. Segundo a pesquisa, entre os homens, o número passou de 47,2%, em 2006, para 52,6%, em 2011, enquanto no mesmo período, os números das mulheres subiram de 38,5% para 44,7%. Além disso, a pesquisa do ministério verificou que o excesso de peso é maior com o passar dos anos, crescendo quase que exponencialmente.

No Dia Mundial de Combate à Obesidade, comemorado nesta quinta-feira (11), como eu posso saber se estou dentro do peso ideal? "Um dos avaliadores do estado nutricional do indivíduo é o Índice de Massa Corporal (IMC), que considera o peso e a altura do indivíduo. Já a circunferência da cintura contribui nessa avaliação, mas deve ser utilizada em conjunto", afirma a nutricionista. Para calcular o seu IMC, clique aqui.

Publicidade