Índice deste artigo:

fitametrica-garfo

O que é ser belo para você? É seguir os padrões de beleza impostos pela sociedade ou ter um corpo saudável, que respeite os seus limites fisiológicos? Na busca pelo corpo ideal, muitas vezes alguns desses conceitos se confundem. Basta observar inúmeros casos de pessoas que criam expectativas erradas e adotam as dietas mais mirabolantes a fim de adquirir um corpo magro e, nem sempre, saudável.

"Quando falamos de peso ideal, estamos indicando a necessidade de a pessoa procurar uma equipe especializada para avaliar sua estrutura física, metabólica e índices compatíveis com seu estado atual para então aferir o que seria considerado ideal para um emagrecimento saudável. Não necessariamente corresponde aos padrões de beleza impostos pela sociedade, ou seja, cada um tem um biótipo, uma necessidade fisiológica e psicológica", explica a psicóloga clínica Sandra Hamzeh.

Apesar de não existir nenhuma receita mágica para atingir os objetivos quando o assunto é perder peso, é possível, sim, emagrecer com saúde. Segundo muitos especialistas, o modelo de emagrecimento ideal é aquele que oferece tempo ao indivíduo para reprogramar seus hábitos e manutenção da forma efetiva a longo prazo.

"As dietas duradouras e saudáveis levam o organismo ao equilíbrio. O metabolismo está em constante atividade e o hábito alimentar se torna saudável, eficaz e de aprendizado. Dietas fugazes, milagrosas, trazem efeito imediato, porém, não determinam nenhum aprendizado e o organismo não cria uma espécie de 'memória' para alimentação saudável. Após a perda rápida vem o rebote de ganho de peso acima do que a pessoa estava antes dessas dietas", analisa o gastrocirurgião e endoscopista Eduardo Grecco.

Com experiência de anos em emagrecimento saudável, Grecco fala ainda sobre o método do balão intragástrico, um dispositivo ancorado em um programa multidisciplinar que contempla seis meses de tratamento, com ajuda psicológica, nutricional e de atividade física.

"Quem opta pelo tratamento com o balão precisa compreender que o método estimula o paciente a adaptar-se a mudanças de vida, mas que o processo de emagrecer é variante de acordo com cada organismo. Alguns aspectos fisiológicos também devem ser considerados, como, por exemplo, pacientes sem comorbidades podem ter mais facilidade na perda de peso comparados com indivíduos que possuem algum distúrbio endocrinológico", declara o médico.

Publicidade