Índice deste artigo:

 garfo-fitametrica

A obesidade é definida, de forma simplificada, como uma doença que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal em consequência de uma disfunção crônica do balanço energético e que acarreta repercussões à saúde. No entanto, ao repercutir as possíveis causas do problema, muitas pessoas citam apenas o estilo de vida, o que é um erro.

"Sabe-se que a predisposição genética tem um papel importantíssimo na obesidade, assim como é amplamente aceito que o estilo de vida, bem como fatores ambientais, têm influência no balanço energético positivo e na deposição de gordura. Diz-se, então, que a obesidade é uma característica multifatorial, estando sob a influência de fatores sociais, comportamentais, culturais, fisiológicos, metabólicos e genéticos, todos interagindo entre si", afirma Janaína Pacheco, pesquisadora da genética de obesidade.

Atualmente, diversos pesquisadores têm se perguntado onde reside e de que maneira surgiu nossa susceptibilidade biológica à obesidade. Entretanto, devido à própria origem da doença em fatores genéticos e ambientais, essa não é uma tarefa fácil.

A primeira hipótese que ligou a genética à obesidade foi proposta há 51 anos pelo geneticista James V. Neel, da Universidade de Michigan. De acordo com essa hipótese, os antepassados que apresentassem genes promotores de deposição de gordura poderiam ter sido favorecidos durante as épocas de escassez alimentar, uma vez que aqueles mais resistentes à desnutrição teriam sobrevivido em maior proporção.

Como esses nossos ancestrais caçadores-coletores tiravam seu sustento da própria natureza, essa capacidade de armazenar gordura os manteve vivos em um mundo competitivo, que exigia o consumo de grandes quantidades de energia. Entretanto, a presença dessa genética torna-se desvantajosa atualmente, já que ela promove a deposição de gordura e prepara os indivíduos para uma época de falta de alimentos que pode nunca acontecer.

Portanto, o que antigamente era uma característica que aumentava a capacidade de sobrevivência hoje pode ser uma das principais causas do acentuado aumento da obesidade por todo o mundo. Até o momento, mais de 400 genes já foram relacionados a essa doença e o chamado Mapa Gênico da Obesidade Humana continua se desenvolvendo rapidamente a cada ano, à medida que se identificam novos genes associados à obesidade.

Publicidade