Índice deste artigo:

mulher-se-olhando-no-espelho

Na sociedade atual há uma intensificação cada vez maior do culto ao corpo, com uma preocupação crescente com a imagem e a estética. Vivemos numa busca desenfreada da beleza, com uma vaidade excessiva, sob influência da televisão, de revistas, filmes, propagandas que veiculam imagens de corpos perfeitos.

A imagem da "eterna" juventude, associada ao corpo perfeito e ideal, atravessa todas as faixas etárias e classes sociais, compondo de maneiras diferentes diversos estilos de vida. O ideal de beleza cria um desejo de perfeição, introjetado e imperativo. Ansiedade, inadequação e baixa autoestima são os primeiros efeitos colaterais desse mecanismo. A exacerbação dessa forma de pensar e sentir pode trazer consequências muito grandes, como transtornos alimentares (anorexia, bulimia...), inseguranças e muito sofrimento, quando a pessoa deixa de ser admirada fisicamente ou envelhece.

A preocupação excessiva com a aparência é fruto de uma sociedade que valoriza em excesso as aparências. A quantidade de exercícios físicos, o tempo gasto para embelezar o corpo, o número crescente de cirurgias plásticas, o vale-tudo para emagrecer, se embelezar, rejuvenescer, se bronzear, esticar, aumentar ou diminuir. E por que essa "neura" com a beleza? No fundo, acreditamos que se tivermos um corpo bonito iremos atrair e conservar o amor de alguém.

Cada vez mais, meninas e mulheres se submetem a tratamentos diversos para emagrecer, alisar os cabelos e perder peso. Na busca incessante pela "beleza ideal", vale qualquer sacrifício. Importante lembrar que essa obsessão pela beleza vem se tornando cada vez mais frequente nos homens também.

Vivemos a era do corpo perfeito, da estética sem ética. Para muitas pessoas, sustentar o mito da beleza é o mais importante, e mesmo assim nunca ficam totalmente satisfeitas. Assim pensamos mais no corpo do que na saúde, mais nas roupas do que na sabedoria, porque as aparências não revelam o que a pessoa é de verdade.

Parece que, para as criaturas portadoras desse dote inato (que todas se esforçam ao máximo para aprimorar), estão escancaradas as portas do sucesso, do amor e do dinheiro.

Publicidade