Índice deste artigo:

Por que a Educação Física Escolar é importante?

A Educação Física é um componente curricular responsável não somente por se preocupar com um corpo sadio e apto para o trabalho, mas também por lidar com o corpo e suas diversas manifestações e atuações no tempo e no espaço. Assim, a atividade deve ter, dentro da escola, lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções, estabelecendo caminhos para se trabalhar o corpo como um todo e se preocupando com a formação cidadã do indivíduo.

Por isso e outros fatores, as Diretrizes Curriculares Nacionais atribuíram à disciplina um valor igual a outros componentes curriculares, passando a ser considerada uma área do conhecimento, assim como a Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, etc.

Para falar mais sobre a prática da Educação Física nas escolas, sua importância, restrições e benefícios, convidamos o Professor de Educação Física, Paulo Vicente da Silva, especialista em Metodologia de Ensino e atualmente Analista Educacional.

 

A Educação Física dedica-se à prática apenas de esportes coletivos ou individuais também?

A Educação Física deve propiciar todas as oportunidades de esportes, sejam eles coletivos ou individuais, e, muito além do esporte, propiciar a vivência de todos os eixos temáticos que norteiam o aprendizado do aluno, como os jogos e brincadeiras, que permitem toda uma reconstrução, elaboração de materiais adaptados, modificação de regras, entendimento do jogo como esporte. A atividade deve estimular também o lazer, o lúdico, as brincadeiras de rua, os jogos de tabuleiro, de salão, as rodas.

O Eixo da Dança e da Ginástica permite todo um aprendizado sobre o corpo e seus movimentos, o ritmo, as danças, a qualidade de vida, as questões da mídia e do corpo, a hidratação, a alimentação saudável e muitos outros temas.

Publicidade