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A Educação Física pode ser considerada uma disciplina marginalizada em relação a outras disciplinas como Matemática, Física, Português?

As Diretrizes Curriculares Nacionais atribuíram à Educação Física valor igual ao dos demais componentes curriculares, passando esta a ser considerada como área do conhecimento e, portanto, recebendo o mesmo tratamento dispensado aos demais componentes curriculares. No entanto, hoje em dia, ainda se vê esse estigma em algumas escolas, e muitas vezes o próprio professor de Educação Física acaba por contribuir para essa situação. Quem já não ouviu falar no famoso professor "rola bola", aquele que só entrega a bola para os alunos ou dia sim, dia não dá uma atividade de queimada? Infelizmente, essa ainda é uma realidade que pode ser encontrada. Mas hoje, com a divulgação da mídia e o acesso a boas práticas esportivas, esse quadro vem sendo desconstruído.

Temos muitos professores bons, que estão desenvolvendo ótimos projetos dentro da escola e abordando as práticas esportivas e os conteúdos curriculares dentro da escola com uma nova ótica de ensino-aprendizagem.

Além disso, existem projetos em andamento para que as quadras e os espaços destinados à prática da Educação Física dentro da escola passem por reformas e melhorias, impulsionando assim a quebra deste paradigma. Cabe a nós, professores de Educação Física, nos esforçar prontamente para desenvolver um bom trabalho, de forma consistente e segura, proporcionando ao aluno um aprendizado sadio e consolidado.

Também cabe ao professor de Educação Física que se sente marginalizado na escola exigir da mesma e dos colegas de profissão, ou seja, os outros professores de outros conteúdos, o respeito merecido. Mas, para cobrarmos esse respeito, precisamos fazer a nossa parte no que nos cabe dentro do aprendizado do aluno e desenvolver o trabalho de forma correta, além de sermos participativos dentro da escola.

 

Praticar esportes pode auxiliar o estudante na assimilação de conteúdos de outras disciplinas?

Sim. O esporte é fonte inesgotável de estímulo e auxilia constantemente na aquisição de habilidades cognitivas que o aluno passa a usar em outras linguagens do conhecimento, além de auxiliar em características sociais, cognitivas, motoras, psicológicas.

Na Matemática: auxilia na aquisição do espaço e tempo, nas formas e medidas;

Na Geografia: melhorias na localização de pessoas e objetos;

Na História: beneficia na aprendizagem da história dos esportes e das reflexões sobre esses esportes nos momentos históricos;

Nas Artes: fabricação de objetos adaptáveis;

Na Língua Portuguesa: juntamente com a leitura, contribui no entendimento dos textos e nas inferências;

Na Língua Estrangeira: ajuda no reconhecimento de palavras específicas de cada esporte.

 

 

Prof. Paulo Vicente da Silva é graduado em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e pós-graduando em Metodologia de Ensino da Educação Superior pela Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER. Atualmente é Analista Educacional de Educação Física da Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis-MG.

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