Índice deste artigo:

Drible a preguiça no frio e pratique exercícios físicos

Chegaram os dias em que você luta para sair de baixo do cobertor, o carro a álcool custa a pegar, e quando passa por um parque, você observa um "bando de doidos" correndo, pedalando ou caminhando... Acredite, de doidas, essas pessoas não têm nada! Pelo contrário, elas estão possivelmente se beneficiando com as oportunidades únicas desta estação, para movimentar o corpo.

O inverno é uma ótima época para a prática de atividade física, principalmente por aqueles que querem emagrecer, cuidar da saúde ou intensificar ainda mais os treinamentos. Mas, para aproveitar as vantagens do frio, de maneira eficaz e segura, são necessários alguns cuidados.

Em temperaturas mais baixas, o organismo – mesmo em repouso – está mais frio do que o normal, consumindo mais energia para elevar o metabolismo à sua temperatura funcional ideal (em torno de 36°C e 37°C). Essa adaptação fisiológica para manter o corpo em equilíbrio é uma excelente oportunidade para a diminuição dos índices de gordura corporal, pois o gasto calórico é, consequentemente, aumentado.

No entanto, é fundamental aliar uma alimentação balanceada à prática de atividade física. O gasto energético elevado provoca o aumento do apetite, levando à busca por maior quantidade de alimentos – potencialmente calóricos. Assim, a tendência natural no frio é ingerir mais e acumular gordura, um isolante térmico natural; portanto, exercitar-se, somente, não funciona!

Publicidade