Índice deste artigo:

hidratacao-inverno-agua

A água é primordial para a saúde do corpo humano, mas você sabia que em excesso ela pode fazer mal? É isso mesmo. Segundo a nutricionista esportiva Lilian Abreu, essa é a chamada hiponatremia.

Ela é comum em atletas, pois alguns exercícios intensos provocam uma grande perda hídrica por suor e respiração, e muitas vezes os atletas acabam ingerindo quantidades de água que excedem as necessidades. Neste caso, pode ocorrer uma hemodiluição e, como consequência, a hiponatremia. Ela é mais frequentemente caracterizada pela hipo-osmolalidade (hipotonicidade) do plasma. Essa condição é conhecida como hipotônica ou hiponatremia dilucional, ou seja, há mais água que o normal para a quantidade de substâncias dissolvidas no plasma. É possível também que atletas desidratados se tornem hiponatrêmicos durante eventos prolongados se perderem muito sódio no suor e beberem água (e/ou outras bebidas com baixo teor de sais) para repor a maior parte do suor perdido.

Durante o exercício e principalmente durante o exercício no calor, a produção de urina é de 20 a 60% menor que os valores basais por causa de uma redução no fluxo sanguíneo renal, o que resulta na diminuição da produção de urina. Paralelamente, os rins estão reabsorvendo tanto sódio como água em resposta ao estímulo dos nervos simpáticos e ao aumento da aldosterona, induzida pelo exercício. Como resultado, as pessoas que se exercitam têm uma capacidade reduzida de excretar água, uma resposta fisiológica normal que acaba aumentando o risco de a ingestão excessiva de líquidos causar hiponatremia.

Publicidade