Índice deste artigo:

exercicio-corrida-musculacao

Praticar exercícios físicos de forma moderada é sinônimo de saúde, certo? Porém, na hora de escolher qual é o tipo de atividade ideal para os resultados que pretendemos, muitas vezes nos deparamos com algumas dúvidas. Qual exercício me ajudará a ganhar massa muscular? Qual atividade me ajudará a perder mais peso?

A classificação mais comum dos exercícios físicos é a divisão em exercícios aeróbicos e anaeróbicos. "Os exercícios anaeróbicos são aqueles realizados por curtos períodos de tempo, em até cerca de 90 segundos, e com alta ou máxima intensidade. O exercício aeróbico é aquele realizado por períodos de tempo mais longos e com intensidade que pode variar de baixa a alta", explica o professor de Educação Física da UFMG, Reginaldo Gonçalves.

A realização de um exercício de até 90 segundos, no entanto, não garante que ele seja anaeróbico. "O que caracteriza um exercício físico é a sua intensidade e não somente a duração, ou seja, quando você faz uma caminhada de 30 segundos de uma sala para outra da sua casa, não quer dizer que você fez um exercício anaeróbico, mas sim aeróbico", completa Reginaldo.

Por outro lado, a musculação, com seus exercícios de intensidade moderada a máxima, é classificada em geral como anaeróbica, embora haja possibilidade de fazer musculação com pesos leves e durações mais prolongadas, ativando principalmente o metabolismo aeróbico.

Os circuitos de musculação são uma boa opção de exercício aeróbico, dependendo do arranjo do número de repetições, peso utilizado, intervalo de descanso e ordem dos exercícios. A maioria dos esportes, entretanto, é uma combinação dos metabolismos aeróbico e anaeróbico.

Para saber mais sobre o tipo de exercício ideal para o seu objetivo, confira a entrevista completa com o professor Reginaldo Gonçalves.

Publicidade