Índice deste artigo:

mulher-touca-natacao

Ao escolher um esporte ou alguma atividade física para praticar, o que você prefere: uma modalidade coletiva ou individual? Apesar de ambas oferecerem benefícios para a saúde, cada uma delas possui particularidades que podem adequar-se a diferentes necessidades. Sendo assim, uma boa dica para quem gosta de esportes individuais é a natação.

Segundo o doutor em fisiologia do exercício, Carlos Mosquera, a natação é um dos esportes mais completos dentre todas as modalidades. "A natação é um esporte que envolve a movimentação de vários grupos musculares, sendo as contrações e forças musculares obrigatórias para um bom deslocamento aquático", afirma.

Além de ser considerado um exercício completo e individual, ou seja, que não precisa de outra pessoa para fazê-lo, a natação pode ser praticada independentemente do clima, pois existem muitas piscinas que são cobertas. Outro benefício é que ela também exige alongamento devido à temperatura da água e para a técnica dos nados, o que acaba gerando um melhor alinhamento postural do indivíduo.

Se você se preocupa com o bom funcionamento do seu coração e quer perder peso, aí vai mais uma vantagem: a natação melhora o trabalho cardiovascular, principalmente quando o treinamento é pensado em longas distâncias. "A perda de peso é mais fácil desde que a natação seja praticada várias vezes na semana, em distâncias maiores, e acompanhada por uma ingestão nutricional adequada e controlada. Se associar com caminhadas ou corridas, os resultados podem ser obtidos mais rápido", completa Mosquera.

Publicidade