Índice deste artigo:

mulher-fazendo-alongamento

Você já ouviu falar em treinamento funcional? Apesar de ter ganhado cada vez mais adeptos nas academias nos últimos anos, ele está longe de ser uma novidade, sendo considerado uma modalidade de exercícios corporais que busca o condicionamento para as atividades de vida diárias, quer sejam elas domésticas, profissionais, recreativas, quer esportivas.

"Os exercícios são baseados em padrões de movimentos que envolvam múltiplas articulações simultaneamente, por meio do uso das cadeias corporais, sendo esses padrões puxar e empurrar realizados na posição vertical, horizontal e diagonal em relação ao corpo", explica o professor e preparador físico Eduardo Ramos.

Após avaliação global da qualidade dos padrões de movimentos corporais e o conhecimento das atividades diárias do indivíduo, uma rotina de exercícios é desenvolvida de forma personalizada, sob pena de não se obter o resultado esperado. Para isso, é utilizada uma sequência progressiva de exercícios com recursos naturais ou uma infinidade de equipamentos específicos, como diferentes tipos de pesos, barras, borrachas, bolas com e sem peso, plataformas de instabilidade, etc., o que melhora significativamente os resultados obtidos com este tipo de programa.

Saiba mais sobre o treinamento funcional, como ele surgiu e quais as suas vantagens em relação a outros tipos de treinamento na entrevista completa com o educador físico Eduardo Ramos, que também é atleta de natação e triathlon.

Publicidade