Índice deste artigo:

loira-fita-barriga

Uma dúvida bastante frequente quando pensamos em buscar uma academia para entrar em forma é quanto ao foco: será que eu devo investir em atividades mais aeróbicas? Se eu investir na musculação, será que ganharei muitos músculos e perderei pouco peso?

Quando iniciamos nossas atividades físicas em uma academia, seja com treinos aeróbicos ou com musculação, passamos também por uma avaliação física. Nela, os avaliadores observam não apenas informações básicas como peso e altura, mas também um dado que é de grande relevância na hora de verificar os resultados: o percentual de gordura no corpo.

"Há muito tempo que as academias, centros médicos e áreas especializadas avaliam o peso ideal pela composição corporal, ou seja, dividem o tamanho total de uma pessoa em dois componentes estruturais: gordura corporal e peso (massa) corporal isento de gordura (PIG)", explica o doutor em fisiologia do exercício Carlos Mosquera.

As famosas "massa magra" e "massa gorda", como muitas pessoas gostam de definir, nada mais são do que uma composição corporal que tem como objetivo não confundir as pessoas que sobem na balança. Nessa composição, observa-se a quantidade de massa isenta de gordura, definindo se a pessoa está realmente "gorda" ou "magra".

Tire essas e outras dúvidas sobre os conceitos de massa corporal isenta de gordura na entrevista completa com o Dr. Carlos Mosquera.

Publicidade