Índice deste artigo:

hidroginastica-todasidades

Na última semana, o Idmed publicou uma matéria revelando os benefícios da hidroterapia para a saúde. No entanto, você sabe diferenciar esse tipo de atividade da hidroginástica? Apesar de ambas serem praticadas na água, elas possuem suas próprias particularidades e vantagens para a sua saúde.

"A hidroterapia é uma atividade realizada no meio aquático que tem como objetivo a reabilitação de pacientes, sendo ministrada por fisioterapeutas. Por outro lado, a hidroginástica é uma atividade que visa a promoção da saúde de seus alunos, sejam eles saudáveis ou com patologias associadas, sendo ministrada por educadores físicos", explica a professora de Educação Física Cristine Lima Alberton.

As aulas de hidroginástica são realizadas normalmente em grupos, com os alunos na posição em pé e o corpo parcialmente imerso (aproximadamente entre peito e ombros). O seu objetivo é desenvolver o condicionamento cardiorrespiratório, a força muscular, a flexibilidade e controlar a composição corporal (% de gordura) de seus participantes através de uma prescrição individualizada, que deve considerar as características dos alunos. Dessa forma, a hidroginástica pode ser praticada por todas as pessoas, inclusive por pacientes que receberam alta da reabilitação.

Tire algumas dúvidas sobre a hidroginástica e saiba o que ela oferece de diferente em relação a outras atividades físicas na entrevista completa com a educadora física.

Publicidade