Índice deste artigo:

homem-musculacao-alimentacao

A prática de atividade física sempre foi vista como sinônimo de saúde, o que nunca deixou de ser verdade, desde que feita com a devida orientação. No entanto, o que se observa nos dias atuais é que há uma busca desenfreada por resultados mais rápidos, o que aumentou a busca por métodos que podem ser prejudiciais a longo prazo.

Para falar sobre suplementação esportiva, uso de esteroides e termogênicos, convidamos a especialista em Fisiologia do Exercício, Dra. Janaina Goston, que abordou o preconceito que envolve o uso dessas substâncias e qual a forma mais adequada de atingir o melhor desempenho nas atividades físicas. Confira a entrevista e tire algumas das suas dúvidas!

 

Quais são os suplementos mais consumidos por aqueles que praticam musculação?

De maneira geral, os suplementos com composição predominante em proteínas são os mais frequentemente consumidos por praticantes de academia. Quem faz treinamento de força e hipertrofia, em geral, opta por suplementos proteicos pela crença de que estes nutrientes por si refletirão ou determinarão o ganho de massa. Entretanto, engana-se quem opta por usar estes produtos sem a devida orientação. Dos suplementos proteicos mais consumidos está o Whey Protein (proteína do soro do leite), que, diante do processamento a que é submetido, terá proporções diferenciadas de proteína (isolados, hidrolisados ou concentrados). Desta maneira, podemos optar por ingerir proteínas pela via de alimentos tradicionais (carnes, leite e derivados, ovos), bem como provenientes dos Whey Protein, proteínas de excelente qualidade e essenciais ao corpo humano, em especial a quem faz atividade física.

Além de proteínas, outros suplementos são utilizados no ambiente esportivo. Na minha pesquisa de mestrado, realizada com praticantes de atividade física (AF) provenientes de 50 academias distribuídas nas nove regionais da cidade de Belo Horizonte (MG), foram constatados os seguintes resultados relacionados ao consumo de suplementos: dos 1.102 praticantes de AF entrevistados, quase 40% relataram estar consumindo pelo menos um suplemento nutricional no momento da pesquisa. Os cinco tipos de suplementos mais consumidos pelos praticantes de AF foram os ricos em proteínas, isotônicos, ricos em carboidratos, naturais e fitoterápicos e os complexos polivitamínicos/poliminerais. É importante ressaltar que mais da metade (55%) dos participantes referiram consumir suplementos sem a devida indicação de profissional especializado, ou seja, por autoprescrição ou indicação de amigo(a), vendedor, propagandas ou outras fontes, dentre elas a indicação de professor de Educação Física.

Publicidade