Índice deste artigo:

mulher-com-luva-de-boxe

Consideradas até algum tempo atrás uma atividade masculina, hoje as lutas vêm ganhando cada vez mais adeptas femininas e estão em ascensão nas academias.

O educador físico Thiago Burlamaque explica que a luta é uma ótima opção para trabalhar toda a estrutura muscular, articular e neural. Os benefícios são inúmeros: proporciona uma melhora na capacidade física, como coordenação motora, e também melhora a capacidade cardiorrespiratória, a resistência muscular e a potência, aumentando também a autoestima. Além disso, praticar luta emagrece. "Em média, numa aula como MMA Fitness com duração de 50 a 60 minutos, o gasto calórico varia de 800 a 1000 kcal", diz Thiago.

Mas não é porque emagrece que as mulheres devem correr para as academias e lutar todos os dias. O especialista explica que é preciso considerar o condicionamento de cada aluno. "Alguns alunos conseguem treinar todos os dias, outros não, mas, para quem está começando, de duas a três vezes por semana já está ótimo", diz ele.

Muitas mulheres devem estar pensando: "Mas eu não quero competir, quero apenas emagrecer e tonificar o corpo". Para essas mulheres, Thiago explica que a melhor modalidade é o MMA Fitness. "A modalidade mescla diversas artes marciais, como Muay Thai, Boxe e Jiu-Jítsu, e, além de aprender os golpes das modalidades, são executados diversos movimentos funcionais das lutas mencionadas", explica ele.

Publicidade