Índice deste artigo:

pista-caminhada

A caminhada é um dos exercícios mais praticados por pessoas de diferentes faixas etárias nos dias de hoje e traz consigo diversos benefícios cardiovasculares e hemodinâmicos, desde que praticada da forma adequada.

"Quando se fala em praticar de forma adequada, é importante ressaltar que existe uma intensidade ideal de caminhada, que é individual e pode ser dimensionada através da mensuração do condicionamento físico do indivíduo em um teste de VO2. Outro fator a ser considerado é a condição climática e o tipo de terreno no qual cada pessoa exercerá a caminhada", explica a professora de Educação Física Vivian Treichel.

Na prática da caminhada, é importante que sejam garantidas as condições de temperatura e umidade em conformidade com a necessidade de perda de calor e redução da temperatura corporal, cujo aumento é oriundo do exercício. Em dias de temperatura elevada, é essencial que se opte pela prática em horários em que a incidência de raios solares seja mínima, como à noite, por exemplo. Isso facilita a perda de calor e a redução da temperatura corporal.

"Lugares onde a poluição dos carros e das indústrias não esteja presente de forma muito significativa devem ser priorizados, se houver a possibilidade. Os parques bem arborizados, com pistas específicas para corrida, também favorecem a prática, visto que são locais mais frescos, distantes da poluição, com um solo mais liso e nos quais é reduzida a necessidade de paradas, que podem interromper a característica aeróbica do exercício", completa a professora.

Publicidade