Índice deste artigo:

mulher-alongamento

A dor muscular na região da panturrilha não é exclusividade daqueles que gostam de malhar. Ela também faz parte do universo daqueles que optam pela caminhada ou pela corrida, ainda que a musculatura local seja considerada mais difícil de se "cansar" na comparação com as musculaturas de outras partes do corpo.

"A panturrilha é difícil de se desenvolver. A principal explicação para isso é que é um músculo em que predominam as fibras de contração lenta, enquanto as fibras de contração rápida são as que mais favorecem a hipertrofia. Isso acaba tornando a panturrilha mais resistente. É preciso estressá-la bastante durante os treinos para que ela possa se desenvolver", explica o especialista em Fisiologia do Exercício, Nilmar Caldeira.

Sentir as dores musculares, que costumam aparecer em até 48 horas depois da prática do exercício físico, não deve ser motivo de preocupação. Com o passar do tempo, elas tendem a desaparecer, o que indica que o corpo adaptou-se ao esforço. Porém, se forem muito intensas e limitarem as atividades diárias, isso pode significar que houve um exagero nos treinos.

"A dor localizada em um ponto específico, em vez de difusa, pode indicar que há uma inflamação ali e deve ser investigada por um médico. É importante lembrar ainda que ela não é sinal de que o exercício foi eficiente. O cansaço, sim, é uma referência melhor de que a atividade física funcionou", ressalta o professor.

Publicidade