Índice deste artigo:

danca-pole-dance

Você já ouviu falar em pole dance? Esse tipo de dança, que lembra uma espécie de yoga com o auxílio de um poste e cordas, é praticado na Índia desde o século XII, mas apenas nas últimas décadas ganhou maior projeção.

No Brasil, existem hoje associações e até uma representação nacional de pole dance, a Federação Brasileira de Pole Dance (FBPOLE), com atuação desde 2009 e que possui o objetivo de disseminar a prática como uma atividade física, inclusive com certificação e credenciamento de atletas para competições internacionais.

Atualmente, existem dois principais tipos de pole dance: o performático e o simples. A principal diferença entre as duas categorias é que o performático tem uma característica mais artística e sensual, enquanto o fitness é mais acrobático e praticado como exercício físico, com finalidade de promoção da saúde e melhoria da estética corporal.

"O pole dance fitness promove definição de toda a musculatura do nosso corpo. Entretanto, os músculos mais solicitados durante sua prática são os do abdômen, glúteos, braços, coxas, sem esquecer da musculatura pélvica, que também é bastante exigida durante uma sessão", explica Carlos Alexandre Molena-Fernandes, especialista em Fisiologia do Exercício.

Publicidade