Pesquisa divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira revelou que o prato típico da culinária brasileira, o famoso arroz com feijão, tem perdido espaço para os pratos semi-prontos. De acordo com a pesquisa, a aquisição média anual de arroz passou de 24,5 quilos por pessoa para 14,2 entre 2008 e 2009. O feijão também teve queda, ao passar dos 12,4 quilos de média anual para 9,1 quilos. Já o consumo de cerveja teve um aumento considerável de 23 por cento. Durante a apresentação do balanço da Saúde nos últimos sete anos, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, comentou o resultado da pesquisa.
"Complicado, o feijão é uma fonte de proteína de ferro muito importante. Então é um fenômeno que você vê crescente: de um lado mudanças na estrutura familiar, estão levando as pessoas a comerem fora de casa e comerem comida semi-pronta. Só que essa alimentação tem um conteúdo de sódio, gordura e açúcar maior. Isso junto com a inatividade física, consumo de refrigerante e agora parece também de bebida alcoólica muda totalmente o padrão das doenças no Brasil, que é um fenômeno complexo, que não afeta só o Brasil, é um problema mundial."
Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, em Brasília, José Gomes Temporão destacou as principais realizações do governo na saúde entre 2003 e 2010. Segundo o ministro, a cobertura do programa Saúde da Família aumentou 81 por cento e o investimento na atenção básica saltou para 63 por cento. Os dados do Ministério da Saúde também mostraram que o programa Brasil Sorridente já atende mais de 91 milhões de brasileiros e o governo federal liberou investimento de um bilhão de reais para construção de mais 500 novas Unidades de Pronto Atendimento, as Upas 24 horas.
Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100787