O Ministério da Saúde lançou um alerta à população da região serrana do estado do Rio de Janeiro que precisa ficar atenta à leptospirose, doença grave e muito comum em períodos pós-enchentes. A leptospirose é transmitida pela urina do rato que, em caso de enchentes, se espalha pela água suja e, com um simples contato com a pele já pode infectar a pessoa. Os sintomas da doença são: febre alta, calafrio, dor no corpo, especialmente na panturrilha e alteração na cor da pele. Por isso, o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto, afirma que todos os moradores da região serrana do estado precisam redobrar a atenção.
"Não precisa chegar a beber, pode ser apenas o contato da pele, mucosa. Para essas pessoas, que tiveram uma exposição importante à essa água que foi movimentada, é fundamental fazer o monitoramento, fazer observação do seu estado de saúde. A partir, pegando os casos precoces, do segundo dia de exposição a pessoa pode passar a ter a doença."
De acordo com Guilherme Franco Netto, ao surgirem os primeiros sintomas a pessoa deve procurar um médico o mais rápido possível sem tomar nenhum tipo de medicamento. Ele alerta que a automedicação pode mascarar os sintomas da doença e atrasar o tratamento. O ministro da saúde, Alexandre Padilha, reforca a importancia desses cuidados.
"Todo o processo de reconstrução daquela região vai significar uma preocupação de outras doenças que podem surgir depois dessa situação. A preocupação da reconstrução das casas das pessoas, a existência de resíduos e reforços da vigilância em relação à dengue. Todas as doenças que são causadas pela má qualidade da água, a leptospirose, o tétano."
Alexandre Padilha destaca também que o Ministério da Saúde enviou ao Rio de Janeiro 250 mil doses de vacinas contra dfiteria e tétano, além de 28 profissionais de saúde entre enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110047