Uma descoberta de cientistas brasileiros pode levar a importantes avanços no tratamento de alguns tipos de câncer. O grupo, que reúne estudiosos de várias instituições, desvendou o mecanismo que faz as células cancerosas serem destruídas, como explica a médica do INCA, Instituto Nacional de Câncer, e coordenadora da pesquisa, Eliana Abdelhay.
"Durante a formação do indivíduo, muitas células são produzidas e depois tem que ser formatadas. De modo que muitas morrem para formar os diversos órgãos que nós temos e isso perdura na vida adulta. Sempre que a gente tem células que não estão funcionando perfeitamente bem, elas começam a se desfazer e são 'comidas' pelas outras células do corpo. No câncer esse mecanismo fica inibido e o tumor se forma."
A médica acredita que a partir da descoberta será possível criar alternativas de terapias para doenças como a leucemia mielóide crônica. Os pesquisadores pretendem testar a descoberta em ensaios de laboratório. Se as expectativas forem confirmadas, será possível controlar a expansão do câncer. Ainda não há previsão de conclusão do estudo.
Reportagem de Maressa Ribeiro - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110138