Começa hoje (15) e vai até o dia 26 de abril a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em sua 15ª edição, a mobilização deve reunir 65 mil postos de saúde em todo o país e terá um dia de intensificação das ações, marcado para 20 de abril (sábado).

Segundo o Ministério da Saúde, a meta da campanha neste ano é imunizar 31,3 milhões de pessoas que fazem parte do chamado "grupo de risco", que engloba as gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos, idosos com mais de 60 anos, índios, profissionais da saúde, população carcerária e doentes crônicos.

Em 2013, a vacinação terá novidades. Pela primeira vez, mulheres em período de puerpério (até 45 dias depois do parto) receberão a dose, assim como os pacientes de doenças crônicas, que agora poderão receber a imunização nos postos de saúde. Anteriormente, as vacinas para o grupo só eram dadas em centros de referência.

Ainda de acordo com a pasta, a nova campanha de imunização distribuirá cerca de 43 milhões de doses, capazes de proteger contra três subtipos do influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B. Além disso, 240 mil profissionais da saúde devem estar envolvidos em uma megaoperação, que deve contar ainda com 27 mil veículos marítimos, terrestres e fluviais.

Para receber as doses, basta apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

 

Fonte: Agência Brasil

Publicidade