O Zene Progress Defrisagem Temporária, produto utilizado para o alisamento temporário de cabelos, teve a sua fabricação, distribuição, comércio, divulgação e o uso suspensos na última segunda-feira (27) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A medida, publicada no Diário Oficial da União, é válida em todo o território nacional e tem como justificativa um laudo de análise fiscal emitido pela Fundação Ezequiel Dias referente ao lote LC11D0087. Segundo a agência, o produto apresentou resultado insatisfatório no ensaio de pH, além de não possuir registro.
A partir da data da publicação, a Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A., responsável pela fabricação do alisador, deve promover o recolhimento de todo o estoque dos lotes do produto existentes no mercado. No entanto, nenhuma multa está prevista no texto da publicação.
Antibiótico também será retirado do mercado
Na última sexta-feira (24), a Anvisa entrou novamente em ação, desta vez para determinar a suspensão da distribuição, do comércio e do uso, em todo o território nacional, do lote 438569 do antibiótico Claritromicina, fabricado pela empresa EMS S/A. Segundo a agência, o medicamento apresentou resultado insatisfatório em análise de teor de princípio ativo.
Em nota à imprensa, o laboratório informou que já havia iniciado o recolhimento voluntário do lote do produto em 24 de outubro de 2013. Ainda segundo o laboratório, todos os procedimentos cabíveis em relação ao recolhimento estão sendo realizados junto aos órgãos regulatórios.
Fonte: Agência Brasil