Hoje, dia 4 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Câncer e uma empresa de pesquisa e desenvolvimento de produtos farmacêuticos e cosméticos em Valinhos, interior de São Paulo, tem boas notícias em relação à doença.

O presidente do laboratório, Luiz Francisco Pianowski, farmacêutico e pesquisador, membro do Conselho Científico da Amazônia Fitomedicamentos, explica que eles estão estudando três moléculas muito promissoras para o tratamento da doença, sendo que as três tiveram resultados positivos in vitro em 100% das células testadas (mais de 100 células de linhagens diferentes de câncer).

"O estudo se divide em busca de moléculas, depois disso procuramos laboratórios (como o de Farmacologia da Unicamp, e hoje o estudo de ação e mecanismo está concentrado no laboratório de pesquisa do Hospital de Câncer de Barretos) que testam tais moléculas em culturas de células cancerígenas." Paralelamente, está sendo conduzido, em Santa Catarina, teste de toxicidade em camundongos, e na Alemanha testes complementares em cães.

Na Alemanha e em Portugal estão sendo realizados testes in vivo em camundongos, nos quais foram implantadas células tumorais humanas para que o tumor se implantasse neles, e serão tratados com a droga para ser observada a ação em organismos vivos. "Estamos otimistas, pois, como citado anteriormente, estamos com resultados animadores in vitro, abrangendo mais de 100 linhagens de células cancerígenas.

Diante desses resultados, gostaríamos de muito em breve realizarmos testes em humanos", diz Pianowski.

Sobre a pesquisa do AM10

O produto em questão induz a uma maior apoptose (uma espécie de "suicídio celular"). Ele age na fase de multiplicação celular induzindo a célula cancerígena à apoptose. Passada a fase pré-clínica, na qual se observou a ação e mecanismos, foram realizados testes toxicológicos em duas espécies de animais: ratos e cães. Terminada esta fase, iniciaram-se os testes em humanos.

 

 

Luiz Francisco Pianowski - pesquisador, presidente do laboratório Kyolab e membro do Conselho Científico da Amazônia Fitomedicamentos. Farmacêutico com Doutorado em Tecnologia Farmacêutica (Porto-Portugal), Pianowski é um dos profissionais diretamente envolvidos nas pesquisas de fitomedicamentos que visam o combate a alguns tipos de câncer (AM10) e ao vírus do HIV (AM12).

Publicidade