Índice deste artigo:

radiografia-perna

Ainda que possam ser evitados em sua maioria, os acidentes muitas vezes acontecem. Seja no trânsito, durante uma atividade física ou ao cumprir tarefas cotidianas, alguns desses eventos inesperados podem causar lesões simples ou até mesmo sérias, como é o caso das torções, dos estiramentos musculares, etc.

Além dessas ocorrências, algumas outras lesões mais comuns são as fraturas, as entorses e as luxações, que muitas vezes acabam sendo confundidas devido à similaridade de alguns dos seus sintomas clínicos. Por essa razão, o médico ortopedista Ricardo Cardenuto pede maior atenção com o diagnóstico.

"Como todas as lesões traumáticas das extremidades podem produzir sintomas clínicos semelhantes, tais como dor, dificuldade para movimentação, inchaço local e deformidade, pode haver alguma dúvida e confusão diagnóstica. Um médico experiente é capaz de avaliar adequadamente o paciente pelo exame clínico local e frequentemente consegue elaborar a hipótese diagnóstica com grande probabilidade de acerto", alerta Ricardo.

A radiografia simples da extremidade é o principal exame complementar que auxilia o médico na caracterização da fratura, fornecendo informações úteis para conduzir o tratamento, além de avaliar o prognóstico de cura da lesão. Dentre as principais informações fornecidas pelo exame, destaca-se a identificação do traço da fratura e a detecção da perda ou não da congruência articular.

Publicidade