Índice deste artigo:

 Obesidade na infância e na adolescênciaQuais são os riscos de estar com sobrepeso na infância e na adolescência?

Em primeiro lugar é preciso esclarecer os termos utilizados no Brasil para classificar o estado nutricional quanto ao peso corporal. O termo sobrepeso (ou pré-obesidade) tem sido utilizado para indicar uma situação de risco para a obesidade. Já o termo excesso de peso tem sido utilizado para indicar o peso acima do esperado, englobando a pré-obesidade e a obesidade.

Agora respondendo à pergunta, crianças e adolescentes com excesso de peso têm maior prevalência de indicadores de risco para doenças crônicas, tais como elevação da pressão arterial e das concentrações de colesterol, triglicérides e glicose no sangue. Apresentam mais problemas de articulação e de postura corporal. Sem contar os problemas de sociabilidade que enfrentam, seja pela discriminação quanto à imagem corporal, pelo reduzido desempenho físico e pela baixa autoestima.

 

Maus hábitos alimentares colaboram com o desenvolvimento da obesidade? Como os pais podem incentivar os filhos a uma alimentação balanceada desde pequenos?

A alimentação pobre em vegetais, rica em alimentos com elevado teor calórico (refrigerantes, doces, salgadinhos, frituras) e o sedentarismo (TV, computador, videogame, etc.) são apontados como as principais causas do aumento da obesidade entre crianças e adolescentes. Os pais devem ter sempre em mente que a criança aprende por imitação. Então, devem crescer seguindo o exemplo de pais que se alimentam de forma saudável e também se exercitam com os filhos. Quando for adolescente, esse indivíduo buscará outros referenciais e a influência por parte dos pais será menor. Mesmo assim, é importante que os pais continuem próximos dos filhos, participando e colocando limites na medida certa.

Publicidade