Índice deste artigo:

 AteroscleroseA aterosclerose leva a doenças que estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade no Brasil e no mundo. Frequentemente sua manifestação atinge uma população em faixa etária produtiva e teoricamente ainda com longa expectativa de vida, notadamente na faixa dos 45/50 anos. Contudo, seu aparecimento e desenvolvimento acontecem bem antes do surgimento dos primeiros sintomas clínicos.

Atualmente, acredita-se fortemente que um processo inflamatório na parede do vaso, iniciado por vezes precocemente, é o gatilho inicial de formação da doença aterosclerótica, que progride ao longo dos anos, culminando em um evento cardiovascular dramático e, muitas vezes, fatal, como infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

Tabagismo, sedentarismo, estresse emocional e obesidade estão entre os fatores de risco envolvidos na gênese deste processo. Entretanto, acredita-se que os principais fatores envolvidos são a presença de hipertensão arterial sistêmica, principalmente se não tratada, dislipidemia (em especial o alto nível de LDL colesterol, chamado colesterol ruim) e diabetes mellitus não controlado.

 

aterosclerose

Ilustração: Kauê T. Freitas

 

Estes fatores são os que podemos chamar de mutáveis, pois através da intervenção médica, bem como da indispensável participação do paciente, pode-se prevenir a evolução e o desfecho desfavorável que muitas vezes tem a doença aterosclerótica. Vale registrar que há alguns indivíduos que nascem com propensão maior de desenvolver aterosclerose precocemente devido a complicadores como o alto nível da taxa de colesterol, o que pode levar a um evento cardíaco precoce.

Publicidade