Índice deste artigo:

 ParkinsonEstudos mostram que cerca de 20 mil pessoas com mais de 60 anos no Brasil são portadores do Mal de Parkinson, doença neurológica que compromete os movimentos, causando tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos, alterações de fala e escrita. Se não diagnosticado precocemente e tratado adequadamente, o Mal de Parkinson pode se tornar uma doença incapacitante.

No mês em que é comemorada a semana de orientação à doença, alertamos à população para a necessidade de tratamento adequado e sobre as possibilidades de o parkinsoniano desenvolver depressão em decorrência da doença. Mais de 60% dos idosos que sofrem de Mal de Parkinson são vítimas de depressão. A doença pode ser incapacitante, limitando a vida do parkinsoniano. O tratamento não deve ser voltado apenas ao controle do Parkinson. Quem convive com o doente deve ficar atento também aos sintomas de depressão.

Por poder apresentar dificuldades de andar, escrever, falar e realizar pequenas atividades, o portador do Mal de Parkinson pode se tornar uma pessoa reclusa, que evita se relacionar em sociedade, favorecendo o aparecimento de depressão.

Publicidade