Índice deste artigo:

saúde do homemA Organização Mundial da Saúde OMS instituiu o dia 07 de abril como sendo o Dia Mundial da Saúde. A data existe desde 1950 e foi escolhida porque marcou a primeira Assembléia da OMS.

O objetivo de estabelecer uma data especial é justamente chamar a atenção para questões ligadas à saúde. A cada ano, um novo tema entra em discussão. Em 2010, o tema escolhido será “Urbanismo e Saúde“, com a campanha “1000 cidades, 1000 vidas”. A meta é conseguir com que 1000 cidades se mobilizem para fechar algumas vias de trânsito e, no local, incentivar algum tipo de atividade ligada à saúde. A ideia, cada vez mais, é compreender a saúde como o completo bem estar do individuo, nas esferas física, mental e social. Podemos dizer, então, que ser saudável está ligado ao equilíbrio entre corpo e mente.

Percebemos uma tendência de se buscar níveis sempre mais elevados de qualidade de vida. Quantas notícias não vemos por aí sobre alimentação saudável, a importância de se praticar exercícios, os cuidados para se combater o stress? Sem dúvida, temos à nossa disposição uma quantidade enorme de informações para nos ajudar a buscar uma vida saudável e equilibrada.

Mas, se pudéssemos comparar, eu diria, com toda certeza, que os homens ainda estão muito atrás das mulheres no que diz respeito à saúde. O homem não vai ao médico, a menos que já esteja bem doente. Ignora consultas preventivas, posterga busca por ajuda especializada, sofre calado antes de tomar uma atitude. Por que será que isso acontece?

Publicidade