Índice deste artigo:

 Dor crônicaDe acordo com a Organização Mundial da Saúde, 30% da população sofre de dor crônica, o que afeta radicalmente a rotina e a qualidade de vida do indivíduo. Há diferenças que definem a dor como comum ou crônica, sem que possam ser confundidas. Dor crônica é aquela que persiste prolongadamente, em uma ou varias partes do corpo, por mais de seis meses, mesmo em estágios de tecido cicatrizado ou recuperado.

Boa parcela dos pacientes encontra no tratamento multidisciplinar - com medicação específica, acompanhamento psicológico, fisioterapia e/ou acupuntura - o controle dos sintomas, mas existem aqueles que não respondem aos tratamentos ambulatoriais. 10% das pessoas que sofrem com dor crônica necessitam de algum tipo de intervenção e dessas 5% têm indicação especifica de cirurgia para o controle dos sintomas.

A dor crônica pode ocorrer em qualquer região do organismo, mas quando decorre de lesão no sistema nervoso central ou do periférico, o tratamento é muito complexo e os resultados são menos favoráveis. Trata-se da chamada dor neuropática, que tem indicação precisa de tratamento por neurocirurgia funcional. Para esses pacientes, as perspectivas são otimistas: ocorre de 50% a 100% de melhora nos sintomas, dependendo da condição.

Publicidade