Índice deste artigo:

Doença Pulmonar O que é DPOC?

É uma enfermidade respiratória que pode ser prevenível e tratável, cuja principal característica é a presença de obstrução do fluxo aéreo. Essa obstrução do fluxo aéreo não ocorre instantaneamente, geralmente é progressiva e está associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões a partículas ou gases nocivos. O principal causador da DPOC é o cigarro.

  

Quais são as causas?

O tabagismo é a principal causa de desenvolvimento da DPOC e a interrupção desse hábito é a única medida eficaz para reduzir o risco de desenvolver ou interromper a progressão da DPOC.

A exposição intensa ou prolongada a agentes químicos como vapores, fumaças, geralmente de ordem ocupacional, também pode originar a DPOC, mesmo em não fumantes.

Fatores genéticos também podem estar envolvidos. Pesquisas demonstram que em alguns casos foi detectada a deficiência de alfa 01 antitripsina (enfisema panlobular prematuro).

 

Quais são os fatores de risco?

O principal fator de risco é o tabagismo; a exposição prolongada a agentes químicos irritantes também pode ocasionar a DPOC.

 

Quais os sintomas?

Tosse crônica diária (geralmente o primeiro sintoma da DPOC) e geralmente durante todo o dia — raramente é totalmente noturna. Produção de expectoração. Dispneia (progressiva, persistente, presente diariamente e que se agrava com exercício e durante as infecções respiratórias).

Publicidade