Índice deste artigo:

Hepatite BO que é a hepatite B?

Hepatite B é a doença causada pelo vírus da hepatite B (HBV). Assim como todas as hepatites, trata-se de uma doença que causa inflamação no fígado.

  

Ela é uma doença comum?

Sim, é uma doença comum em todo o mundo, com algumas regiões mais afetadas que outras. Estima-se algo em torno de 2 bilhões de pessoas que já entraram em contato com o vírus, 350 milhões de portadores crônicos e 50 milhões de novos casos a cada ano. Em áreas com maior incidência, 8 a 25% das pessoas carregam o vírus e de 60 a 85% já foram expostas. No Brasil, 15% da população já foi contaminada e 1% é portadora crônica.

 

O que a hepatite B causa no organismo?

No caso da hepatite B, pode haver um quadro de hepatite aguda (febre, icterícia –amarelão –, mal-estar e lesão aguda do fígado), mas pode haver uma forma crônica da doença com poucos sintomas, até que tenha ocorrido um dano permanente (cirrose) do fígado.

 

A hepatite B tem cura?

Os quadros de hepatite B aguda podem evoluir para cura espontânea em um número significativo de pacientes. Os quadros crônicos têm tratamento que age como um "freio" na evolução da doença, porém a possibilidade de cura é mais remota.

Publicidade