Índice deste artigo:

Síndrome da visão do computadorQuem passa muito tempo em frente ao computador ou trabalha em ambientes de ar condicionado sabe que não demora muito para que os olhos comecem a apresentar algum tipo de irritação. Isso ocorre pelo fato de, durante a leitura, as pessoas diminuírem o ritmo da piscada, deixando de lubrificar os olhos. Logo alguns sintomas da "síndrome da visão do computador" começam a aparecer.

O médico oftalmologista Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello explica melhor esta doença e o que deve ser feito para evitá-la.

 

O que é a síndrome da visão do computador?

Essa síndrome é na verdade uma forma de explicar um mal-estar, uma indisposição que o paciente apresenta quando trabalha no computador. O que acontece é que, quando nós temos uma área de fixação [da visão] muito grande, por exemplo, uma leitura, no cinema, nós diminuímos o ritmo da piscada. A diminuição do ritmo de piscar faz com que o olho não se lubrifique bem. Isso leva a um desconforto, um ardor, uma certa vermelhidão.

O monitor do computador exerce um fascínio nas pessoas. Elas passam horas em frente ao computador. Por permanecer muito tempo lendo, elas apresentam alguns sintomas dessa suposta síndrome.

Mas isso não tem nada a ver com uma possível “irradiação” que sai do computador e que prejudica os olhos. Absolutamente não é isso! É o esforço [da leitura] que é muito grande. Um exemplo é: você pode ter um pequeno problema muscular na sua perna e você consegue caminhar até a esquina. Se você correr uma maratona, você vai ter sintomas. O computador é correr uma maratona. É um esforço muito grande pelo fascínio que aquilo exerce.

Na realidade não é um mal que o computador causa. Não é uma doença promovida pelo computador. É o esforço exagerado, a atenção exagerada de horas, perante o monitor, que acaba dando os sintomas.

Publicidade