Índice deste artigo:

Diabetes e HiperglicemiaHiperglicemia é o aumento da glicose no sangue. É o que caracteriza a síndrome do diabetes mellitus.

  

Causas

É principalmente causada pela deficiência ou resistência à ação do hormônio insulina, produzido no pâncreas, característica do diabetes. Existem vários tipos de diabetes, o mais frequente é o diabetes tipo 2.

 

Sintomas

Os principais sintomas da hiperglicemia são: aumento da fome, sede excessiva e aumento da diurese. Outros sintomas decorrentes da hiperglicemia e seus efeitos sobre os tecidos são, entre outros, visão turva, fraqueza, cãibras, prurido genital, infecções de repetição, dores nas pernas, impotência sexual.

 

Alimentação

Deve-se restringir açúcar livre, de rápida absorção, como doces, excesso de frutas. É importante também restringir o consumo de calorias de uma forma geral, incluindo gorduras, para o controle da obesidade. Uma dieta balanceada rica em fibras também é fundamental, que deverá ser feita com a orientação profissional, de preferência com ajuda de nutricionista ou nutrólogo.

Publicidade