Índice deste artigo:

 Hérnia de discoCerca de 80% dos adultos sofrerão pelo menos uma crise aguda de dor nas costas durante a vida e, desses, 90% terão mais de um episódio, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). As causas são diversas, mas em grande parte ocorrem devido às alterações e desgastes dos discos intervertebrais, que permitem a flexibilidade da coluna e agem como amortecedores de impactos e lesões. Entre esses problemas está a hérnia de disco, que afeta 5,4 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para explicar melhor esse problema e como evitá-lo, o Idmed convidou o fisioterapeuta e professor Frederico Meirelles para discorrer sobre o assunto. Veja a seguir.

 

O que é a hérnia de disco?

A hérnia de disco é uma lesão da coluna vertebral na qual o núcleo do disco intervertebral migra para fora do seu lugar de origem. Na maioria dos casos, essa migração é posterior, o que comprime estruturas ricamente inervadas, gerando dor e outros problemas, chegando a ser incapacitante em estágios avançados.

 

hernia2 800x566

Ilustração: Felipe Teixeira

Publicidade