Índice deste artigo:

CoquelucheA coqueluche é uma infecção respiratória, contagiosa, causada por uma bactéria, a Bordetella pertussis. O indivíduo com coqueluche tem tosse geralmente forte e que dura mais de 15 dias. Apesar do uso da vacina, tem ocorrido aumento de casos de coqueluche em adolescentes e adultos, mesmo em países como o Brasil, que vacina suas crianças. Como os menores de um ano de idade que ainda não receberam as três primeiras doses da vacina apresentam um quadro mais grave, a maioria dos casos diagnosticados é dessa faixa de idade.

A coqueluche é pouco lembrada, principalmente quando o doente não apresenta os sintomas típicos, como os acessos de tosse fortes e prolongados que tiram o fôlego e são seguidos de um estridor (guincho) na primeira respiração após o acesso de tosse.

A Organização Mundial da Saúde estima que anualmente ocorram 50 milhões de casos de coqueluche, com mais de 200 mil mortes em todo o mundo. Apesar da existência da vacina, a coqueluche ainda é uma das maiores causas de morte entre as doenças infecciosas prevenidas por vacinas.

Publicidade