Índice deste artigo:

Doenças da retinaA retina é responsável por formar a imagem. Ela é composta por uma camada fina que forra a parte interna do olho. Vinicius Saraiva, doutor em oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo, explica quais são as doenças mais comuns que afetam essa parte fundamental da visão humana.


Quais são as doenças mais comuns que afetam a retina?

Retinopatia diabética

É o conjunto de alterações que surgem na retina em virtude do diabetes. As lesões características são os microaneurismas, as hemorragias intrarretinianas, o edema (inchaço) retiniano, os exsudatos duros (matéria que sobra de um processo inflamatório) e a formação de novos vasos sanguíneos. Essas lesões podem causar edema na área central da retina, sangramento intraocular e descolamento de retina, levando à perda visual. O diagnóstico é feito durante o exame oftalmológico com o mapeamento de retina. Exames complementares, como a angiofluoresceinografia da retina e a tomografia de coerência óptica (OCT, na sigla em inglês), ajudam a confirmar o diagnóstico, programar e monitorar os resultados dos tratamentos.

Tratamento

As modalidades de tratamento disponíveis atualmente são as aplicações de laser, injeções intraoculares de medicamentos, como anti-inflamatórios (triancinolona, dexametasona) e agentes anti-VEGF (fator de crescimento vascular endotelial, na sigla em inglês), como bevacizumabe e ranibizumabe, e cirurgia, denominada vitrectomia.

Publicidade