Índice deste artigo:

asma em criançasOs sintomas de asma são os mesmos em adultos e crianças?

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, causando uma obstrução dos brônquios, dificultando a passagem do ar. Essa dificuldade faz com que o indivíduo, tanto criança como adulto, tenha tosse, falta de ar e opressão torácica. Também acontece o chiado, que é o barulho do ar passando por essa via estreita. Esses quatro sintomas podem aparecer ao mesmo tempo, ou somente um, ou alguns deles. Há crianças com diagnóstico de asma sem nunca ter tido chiado, apresentando somente tosse noturna, por exemplo.

  

A partir de que idade a criança começa a apresentar os sintomas? Existe uma média?

A asma é uma doença marcada geneticamente (“é para quem pode, não para quem quer”). Quando esse indivíduo entra em contato com o fator desencadeante, pode iniciar o quadro de asma. A grande maioria dos asmáticos inicia seus sintomas antes dos dois anos de vida.

 

Como é feito o tratamento de asma em crianças? Os métodos diferem dos métodos dos adultos?

O tratamento da asma se divide em três abordagens: a primeira seria a educação e orientação do paciente e/ou seus cuidadores sobre a doença; a segunda, orientação e importância sobre a higiene ambiental; e a terceira seria o tratamento medicamentoso propriamente dito. Como a asma é uma doença inflamatória, os medicamentos de escolha são os anti-inflamatórios, entre eles os corticosteroides (os mais potentes e eficientes), que, dependendo da gravidade do caso, podem ser administrados em doses diversas, isolados ou associados a outros medicamentos. Sempre a avaliação deverá ser feita pelo médico.

 

É recomendável o uso de bombinhas em crianças? Qual é a idade "mínima"?

A via preferencial para a administração do corticosteroide é a inalatória e não há idade mínima.

Publicidade