Índice deste artigo:

anticorpos antinuclearesO que são anticorpos antinucleares?

O sistema de defesa do corpo produz anticorpos contra agentes externos ao corpo. Quando se toma uma vacina, o organismo produz anticorpo contra ela e o corpo memoriza aquela proteína da vacina. Quando a pessoa entrar em contato com aquele vírus ou bactéria com que foi vacinada, seu corpo já sabe fazer anticorpos contra aquilo, inibindo a ação do agente infeccioso. Quando se pega uma infecção, fica-se resistente àquela infecção porque seu corpo aprende a fazer anticorpos e procura anular aquele agente externo.

O corpo tem uma maneira de diferenciar o que é dele e o que é diferente dele, o que deve combater. Quando este sistema se desregula, ele vê algumas partes próprias como estranhas. A pessoa tem capacidade de fazer anticorpos, as células estão sempre morrendo, sendo destruídas ou se autodestruindo. Nisso, o núcleo das células acaba entrando em contato com o sistema imune. O normal é não reagir com coisas próprias, mas, quando há uma desregulação, ele agride estes tecidos.

 

O que é a pesquisa do fator antinuclear ou FAN?

É um teste que é feito. Os indivíduos que têm esse sistema de defesa desregulado fabricam anticorpos contra várias proteínas do núcleo. Então é separada uma célula numa lâmina e colocado o soro do paciente. Esse soro contém anticorpos que são capazes de grudar em células humanas, em proteínas do núcleo. Em indivíduos normais, os anticorpos contra essas proteínas não grudam. Então, se há um fator antinuclear positivo, é porque houve uma desregulação do sistema imune. Isso pode provocar doença ou não. Há indivíduos que podem ter uma doença de desregulação do sistema imune sem produzir esse anticorpo.

Publicidade