Índice deste artigo:

ataxiaO que é ataxia?

O termo ataxia vem do grego taxis que significa ordenação, ou seja, a ataxia é a falta de ordenação (ou coordenação). Ela é um sinal neurológico cuja principal característica é a disfunção da coordenação motora, afetando a marcha, a fala, o equilíbrio e os movimentos oculares. Na enorme maioria das vezes a ataxia é secundária a lesões na região do cerebelo ou das vias cerebelares, localizados na região posterior do encéfalo.

 

Ela afeta pessoas de quais idades?

A ataxia pode afetar homens e mulheres de forma semelhante. Seu aparecimento pode ser desde a infância até idades bem avançadas.

 

Há alguma forma de evitá-la? Como ela é adquirida?

Não há como evitar a ataxia. Ela pode ser um distúrbio adquirido, por exemplo, quando a pessoa apresenta um AVC (acidente vascular cerebral) na região do cerebelo ou pelo uso crônico de algumas substâncias como álcool e fenitoína (droga para controle da epilepsia). Pode também ser uma doença familiar (genética), sendo, até hoje, descritos mais de 30 genes diferentes relacionados a quadros genéticos distintos de ataxia. Em alguns casos não é possível se identificar um fator causal para o aparecimento da ataxia, situação não qual ela é chamada de idiopática. Nos quadros genéticos, os chamados de recessivos (pode haver consanguinidade ou história familiar, porém nem sempre isto é claro), acometem mais as crianças e a doença mais comum deste grupo é a chamada ataxia de Friedreich. No grupo adulto os casos na maioria das vezes são chamados de dominantes (em várias gerações de uma mesma família, em geral, há pelo menos um afetado pela ataxia) e a doença mais prevalente é a chamada doença de Machado-Joseph, conhecida também pela sigla SCA-3, do inglês ataxia espinocerebelar do tipo 3.

Publicidade