Índice deste artigo:

Conheça a hantavirose, doença que mata mais da metade dos seus portadores

A hantavirose, doença transmitida pela inalação do hantavírus presente em fezes e urina de animais, vem crescendo no que diz respeito ao número de casos no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 1993 e 2008, cerca de 1024 casos da doença foram registrados em todo o país, sendo que 682 deles foram contraídos na zona rural.

Além do crescimento do registro de ocorrências, a alta taxa de mortalidade relacionada ao problema é um dado que também chama a atenção. Ainda de acordo com dados do Ministério, o número de óbitos nesse tipo de ocorrência chegou a 55% nos últimos anos, o que exige cuidados e, acima de tudo, informação sobre a doença.

No Estado de São Paulo, a campeã de registros da hantavirose até agora tem sido a região de Araraquara, com três registros da doença segundo a Secretaria de Saúde do Estado. No entanto, outras regiões do país também começam a registrar algumas ocorrências, como em Uberaba (MG), que no final de abril confirmou dois casos.

Para saber mais sobre a hantavirose, os seus riscos e as formas de prevenção, confira a entrevista do Idmed com o biomédico Alex Machado, doutor em Imunologia Básica e Aplicada - Bioagentes Patogênicos (Virologia Clássica e Molecular) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (FMRP-USP).

Publicidade