Índice deste artigo:

catapora-adultos-perigos

Quem pensa que a catapora é uma doença infantil, está enganado. De acordo com a infectologista Ceuci de Lima Xavier Nunes, ela é considerada uma doença típica da infância, porém pode acontecer em qualquer faixa etária, e nos adultos pode ser mais grave.

A catapora, nome mais comum da varicela, é uma doença viral altamente contagiosa e a transmissão se dá a partir de contato com pessoas doentes, através das secreções respiratórias liberadas pela tosse, espirro e até na fala. "É importante dizer que a transmissão se inicia mesmo antes do aparecimento das lesões na pele e persiste até que todas as lesões estejam 'secas'", explica ela.

Os sintomas são febre, mal-estar e as lesões na pele. Nos adultos é mais grave por conta do comprometimento do pulmão e do sistema nervoso central, que também pode ocorrer com crianças, embora seja bem menos comum. Além disso, a varicela pode se tornar mais complicada com infecções bacterianas, que muitas vezes levam o paciente à internação. "Isso pode acontecer tanto com adultos, como com crianças, e não é tão incomum como as pessoas pensam", explica Ceuci.

Publicidade