Índice deste artigo:

intolerancia-alergia-alimentar

Muito se confunde alergia alimentar com intolerância alimentar, porém, são duas coisas diferentes. Acompanhe a entrevista com a nutricionista Danusa Yanes e entenda o que é cada um.


O que é alergia alimentar?

As reações alérgicas envolvem mecanismos imunológicos que podem ou não ser mediados pela IgE (Imunoglobulina E), que normalmente se encontra associada a alergias alimentares e reações de hipersensibilidade, tendo como característica a rápida liberação de mediadores como a histamina (que desencadeia os sintomas da alergia). Já o termo intolerância alimentar refere-se a qualquer resposta anormal a um alimento ou aditivo, sem envolvimento de mecanismos imunes.

 

Quais os principais fatores relacionados à alergia alimentar?

A predisposição genética, a potência antigênica de alguns alimentos e alterações de permeabilidade intestinal (microbiota intestinal) têm importante papel. Estudos indicam que de 50 a 70% dos pacientes com alergia alimentar possuem história familiar de alergia. Caso o pai e a mãe apresentem alergia, a probabilidade de terem filhos alérgicos é de 75%. Para que a reação alérgica a um alimento ocorra, as proteínas do alimento ou outros antígenos devem ser absorvidos pelo trato gastrointestinal, interagir com o sistema imunológico e produzir uma resposta. Os alérgenos (causadores de alergias) alimentares mais comuns responsáveis por até 90% de todas as reações alérgicas são as proteínas do leite de vaca, ovo, amendoim, trigo, soja, peixe, frutos do mar e nozes. Para desenvolver alergia é necessário entrar em contato com o alimento; não fazemos alergia ao que nunca comemos. Uma vez que se desenvolve a alergia, dificilmente o alimento poderá ser consumido novamente.

Publicidade