Índice deste artigo:

HPVO que é o HPV?

Human Papillomavirus ou Papillomavirus humano, pertencente à família Papovaviridae, é o agente infeccioso que causa a virose sexualmente transmitida (DST) mais comum no mundo, conhecida como condiloma acuminado. Causa também verrugas vulgares de pele.

O DNA viral pode ser encontrado através de técnicas de biologia molecular nos genitais de até 44,0% das mulheres adultas sexualmente ativas, sendo o pico de prevalência entre 20 a 24 anos.

  

Quais os tipos de HPV?

Existem mais de 100 genótipos de vírus distintos, que diferem no tropismo tecidual, lesão e potencial carcinogênico. A área genital pode ser infectada por aproximadamente 40 genótipos. Eles são divididos em genótipos de baixo risco ou baixo potencial carcinogênico, que são frequentemente encontrados em pré-cânceres iniciais do colo uterino, mas raramente nos cânceres cervicais.

Os mais comuns são: 6, 11, 30, 42, 43. Os HPV 6 e 11 tem predileção pela região vulvar e perianal; menos frequente na cérvice uterina e terço posterior da vagina. Genótipos de alto risco ou alto potencial carcinogênico, frequentemente detectados em pré-cânceres mais avançados e em cânceres. Os principais são: 16, 18, 45, 46. HPV 16, o mais prevalente no mundo e tem preferência pela cérvice.

 

Que tipos de câncer o HPV provoca?

A grande importância desta infecção é a relação entre o HPV e o desenvolvimento de carcinoma cérvico-uterino, sobretudo da linhagem epidermóide, chamado de carcinoma escamoso, escamocelular ou epidermóide, que ocorre em menos de 3% das mulheres infectadas. Porém, para causar o câncer, parece ser necessário outro fator co-carcinogênico, como tabagismo, presença de outras DSTs, multiparidade, contraceptivos hormonais.

Pode ainda causar carcinoma de boca, ânus, garganta e pênis, que são muito menos comuns.

Publicidade