Índice deste artigo:

dor-de-barriga-mo

Você tem se alimentado bem, mas mesmo assim as dores na região do abdômen não pararam de incomodar? Essas dores ocorreram por três ou mais vezes nos últimos três meses, sendo que em muitas vezes elas pareciam se confundir com dores no peito? Essas e outras dúvidas são muito comuns para aqueles que sofrem com as dores abdominais recorrentes, um sintoma que pode ter inúmeras causas.

Dentre as principais dores abdominais, algumas delas são causadas pelos gases, que podem estar, na maioria das vezes, relacionados à alimentação. Porém, de acordo com o médico João Gomes Netinho, fatores emocionais também podem ser responsáveis por esse incômodo, que provoca dor e até mesmo traz situações embaraçosas.

Tire algumas dúvidas sobre o tema na entrevista completa com o médico, especialista e membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia.

 

O que provoca os gases intestinais?

Pode haver várias causas. Entre elas, as mais frequentes são a dieta rica em carboidratos fermentáveis (ovos, pão, algumas frutas), ingestão de bebidas gaseificadas (refrigerantes), constipação intestinal (intestino preso), aerofagia (deglutir ar), síndrome do intestino irritável (em que há hipersensibilidade intestinal, mesmo com poucos gases, três vezes mais comum nas mulheres que nos homens e em aproximadamente 15% da população brasileira) e talvez a causa mais importante ou frequente: a ansiedade (por estresse, tensão emocional ou angústia).

Publicidade