Índice deste artigo:

homem-mao-cabeca

Você se sente muito nervoso diante de situações de grande responsabilidade, como falar em público ou em apresentações de trabalhos na faculdade ou na empresa? Começa a apresentar sudorese, roer unhas, falar muito rápido ou até, em alguns casos, gaguejar? Esses podem ser alguns sinais de que você tem ansiedade excessiva.

A ansiedade é um sentimento desagradável de apreensão que surge frente a situações de perigo real ou imaginário e é caracterizada por tensão ou sensações corporais desconfortáveis, tais como aperto no peito, tremores, palpitações, dificuldade em respirar, tonturas, náuseas, despersonalização, etc. Segundo a psicóloga Luciana Quevedo, ela é normal, mas pode prejudicar o indivíduo a partir de certo ponto.

"Certo grau de ansiedade é necessário para o enfrentamento de situações ameaçadoras, porém, torna-se patológico quando causa prejuízos no desempenho profissional ou acadêmico e nas relações sociais do indivíduo", explica a especialista.

Saiba mais sobre os transtornos de ansiedade, que podem ser comuns tanto aos adultos como às crianças.

 

Quais são os transtornos de ansiedade mais comuns?

Segundo o DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), os transtornos de ansiedade dividem-se em: Transtorno do Pânico, Agorafobia, Fobia Específica, Fobia Social, Estresse Pós-Traumático, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Transtorno de Ansiedade Generalizada.

 

Eles são mais comuns em crianças ou em adultos?

Os transtornos ansiosos são os quadros psiquiátricos mais comuns tanto em crianças quanto em adultos. Porém, há uma dificuldade em diagnosticar crianças, pois, diferentemente dos adultos, elas podem não reconhecer seus medos como exagerados ou irracionais.

Publicidade