Índice deste artigo:

dormencia-costas

Dores nas costas: quem nunca sofreu alguma vez com elas, não é mesmo? No entanto, um tipo peculiar de dor na região, que é localizada mais na região lombar e que muitas vezes se irradia para as nádegas e para a parte inferior de uma ou duas das pernas, também traz preocupações, especialmente para aqueles que trabalham com esforço físico. É a dor no nervo ciático.

As dores ciáticas são um sintoma, em 90% dos casos, da hérnia de disco – um problema que atinge 5 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas dores muitas vezes são acompanhadas também de dormência e formigamento e, em outros 10% dos casos, podem estar relacionadas a fatores como postura inadequada, atividades físicas pesadas e até mesmo tumores.

Saiba mais sobre alguns desses sintomas na entrevista com o neurocirurgião especialista em coluna, Alexandre Elias.

 

Dormência e formigamento são sintomas exclusivos de problemas relacionados a dores no nervo ciático e da hérnia de disco ou também podem ter relação com outras intercorrências?

A dormência e o formigamento irradiados para os membros inferiores, em muitos casos, estão relacionados à compressão das raízes nervosas, dentro da coluna, que formam o nervo ciático (responsável pela maior parte da inervação da perna). Porém, há outras causas para esses sintomas, como, por exemplo, um tumor na região da coluna que pode comprimir as raízes nervosas e apresentar um quadro clínico semelhante. Outra causa é a polineuropatia periférica, que é uma doença que afeta a parte externa dos nervos, acarretando dormência nas pernas.

Publicidade