Índice deste artigo:

fita-metrica-barriga

Você mantém hábitos saudáveis, como alimentar-se bem e praticar atividades físicas, mas mesmo assim vem engordando e não sabe explicar por quê? Saiba que o ganho de peso pode ter inúmeras causas, entre elas o envelhecimento, doenças endócrinas, o uso de medicamentos, entre outras. Entenda mais sobre o assunto e encontre algumas dessas explicações com a médica endocrinologista Cristiane Moulin.


O que explica o ganho de peso nas pessoas?

A obesidade é definida como um excesso de gordura corporal em relação à massa magra. O ganho de peso é resultado do desequilíbrio crônico entre a ingestão e o gasto de calorias, que leva a depositar energia em forma de gordura. Ou seja, a pessoa ganha peso se come mais calorias do que gasta. No entanto, determinadas pessoas não precisam de muitas calorias para ganhar peso, porque realmente gastam muito poucas calorias. Além disso, há pessoas que têm uma maior capacidade de fazer gorduras e uma capacidade de queimar gorduras de forma menos eficiente. Portanto, o ganho de peso depende do quanto a pessoa come, de quanto ela queima de calorias, de quantas calorias são queimadas do depósito de gorduras e de quanta gordura ela é capaz de fazer.

 

Quais são as principais causas para esse ganho de peso?

Vários fatores, que podem interagir de forma bem complexa, influenciam nas razões para se ganhar peso. Entre esses fatores estão a predisposição genética, fatores nutricionais, fisiológicos, psicológicos, ambientais e sociais. A herança genética contribui, por exemplo, com o padrão de distribuição de gordura da pessoa, com o gasto energético, com aspectos do comportamento alimentar (controle do apetite) e com a capacidade de fazer gordura. Acredita-se que a dieta e o estilo de vida contribuam para o desenvolvimento do excesso de peso nos indivíduos geneticamente predispostos.

 

O problema ocorre mais frequentemente nos homens ou nas mulheres?

As mulheres têm mais chances de ganhar peso que os homens por mudanças hormonais, como as que ocorrem na puberdade (geralmente após a 1ª menstruação), na gestação e na menopausa. Porém, o ganho de peso é um grande problema que também afeta os homens, como comprovado pelas últimas estatísticas, que mostram que tanto os brasileiros como as brasileiras estão com uma prevalência de quase 50% de excesso de peso.

Publicidade