Índice deste artigo:

 bebe-toalha-cabeca

Falar em oleosidade de pele é logo fazer uma relação com o seu excesso, que ocorre com mais frequência nos jovens e adultos e causa problemas decorrentes, como a temida acne. Porém, você sabia que a pele seca também é um problema que deve ser tratado com bastante atenção, principalmente quando se trata de crianças?

"A principal doença relacionada à baixa oleosidade da pele é a dermatite atópica, que se apresenta com uma pele extremamente seca e gera coceira na criança a ponto de promover feridas pelo ato de coçar", ressalta o médico dermatologista Dr. Adriano Almeida.

Saiba mais sobre como lidar com a pele seca em crianças e bebês e conheça algumas recomendações para preveni-la.

 

É verdade que a pele das crianças é mais sensível do que a de um adulto?

Sim. As crianças ainda não têm uma cútis totalmente madura, assim como o seu sistema imunológico, e por isso estão mais suscetíveis a alergias ou sensibilidade de sua pele.

 

Quais são as principais causas da pele seca nas crianças?

A deficiência em produzir oleosidade pela pele pode ser congênita, ou seja, a criança nasce com ela, e esse fato pode melhorar na puberdade com o aumento endógeno da síntese de hormônios. Além disso, o problema pode ocorrer pelo próprio ambiente, como acontece em épocas de frio, em que o uso de óleos e cremes hidratantes é importante para complementar essa hidratação.

 

O ressecamento da pele em crianças pode se agravar e dar origem a outros problemas?

Sim. Pode se agravar no inverno, com banhos quentes, e pode gerar coceiras e feridas pelo corpo.

Publicidade