Índice deste artigo:

crianca-seria

Como se dá a formação de gases no intestino da criança?

Os gases ocorrem no aparelho digestório (desde a boca, passando pelo estômago e intestino) por dois mecanismos principais:

- Deglutição de ar ou de líquidos gaseificados, como refrigerantes e água mineral com gás; nesta situação ocorre ingestão de gases já existentes. Denomina-se aerofagia a deglutição de ar em excesso acompanhada de sintomas clínicos;

- Formação de gases, principalmente no intestino grosso (cólon), após ingestão de determinados alimentos.

A maior parte das vezes os gases se formam porque as bactérias que habitam nosso intestino grosso fermentam a parte dos alimentos que não foi completamente absorvida, gerando gases, além de outras substâncias – estas benéficas. Este é um processo que ocorre normalmente, e necessário para o bom funcionamento do nosso organismo. Só quando ocorre fermentação em excesso podem ocorrer sintomas indesejáveis pelo excesso de gases, caracterizando o que se chama de intolerância ao alimento causador.

 

E como são eliminados os gases?

A eliminação dos gases ingeridos e/ou formados ocorre por arroto ou por flatos (pelo ânus, parte terminal do intestino). Quando ocorre excesso na ingestão ou na formação de gases, surgem os sintomas: arrotos excessivos, borborigmo (ruídos abdominais), distensão abdominal (barriga estufada), flatulência excessiva.

 

Quais são as causas da eliminação deficiente ou retenção de gases?

Causas clínicas: A eliminação deficiente de flatos/retenção de gases também ocasiona distensão abdominal, mas raramente é a única causa da distensão em situações clínicas (não cirúrgicas). Exemplo disso é o desconforto e/ou a distensão abdominal que melhoram após alguma evacuação, e isto tem sido relacionado ao que se chama "Síndrome do intestino irritável"; a distensão nestes casos parece decorrer também, em parte, de excesso de fermentação. Curioso notar que na constipação intestinal (intestino preso/ressecado) dita funcional a criança às vezes fica vários dias sem evacuar, e mesmo assim costuma eliminar bem os gases e, portanto, raramente estufa a barriga.

Causas cirúrgicas: Deve-se estar alerta a situações em que a criança distende o abdômen (estufa a barriga) rápida e intensamente, podendo também ocorrer vômitos e queda no estado geral (a criança fica muito abatida), o que sugere uma causa que necessita intervenção cirúrgica. Entre as causas cirúrgicas existe um tipo de constipação intestinal que pode evoluir de maneira aguda ou mais crônica (mais arrastada), na qual a distensão abdominal é muito evidente, em geral desde os primeiros dias ou meses de vida.

Publicidade